A EDP São Paulo finalizou as obras de ampliação da Estação de Transformação de Energia (ETD) Porto Novo. Com investimento de R$ 4,7 milhões, as melhorias beneficiam aproximadamente 30 mil unidades consumidoras, entre residências, comércios e indústrias. A ETD é uma das estações responsáveis pelo abastecimento de energia de Caraguatatuba.

Segundo a empresa, foram realizadas atualizações de equipamentos, implantadas novas tecnologias e ampliada a capacidade instalada da subestação em 16%, com implantação de um novo transformador de força de 15 MVA e dois novos alimentadores. As ações são de grande importância para o sistema elétrico local, visando o crescimento e desenvolvimento econômico da cidade nos próximos anos, com mais robustez e flexibilidade energética.

A EDP informou que a estação é 100% digitalizada e tem sua supervisão, comando, controle e proteção operada e supervisionada de forma remota via Centro de Operação Integrado (COI), localizado em Mogi das Cruzes.

A companhia atende cerca de 5 milhões de pessoas em 28 municípios paulistas, por meio de 64 subestações. Além das obras dentro da ETD Porto Novo, a rede que conecta a estação ao sistema da distribuidora também foi modernizada e ampliada. Foram substituídos 5,5 quilômetros de rede existente e construído outros 2,5 km.