Neoenergia conquista recertificação ISO em UHE de Itapebi

Já Corumbá e Dardanelos tiveram a primeira manutenção das normas

A Neoenergia conquistou mais uma vez, no início de 2021, a recertificação e manutenção nas Normas ISO que atestam que o trabalho das usinas é eficiente e realizado com qualidade, respeitando e protegendo o Meio Ambiente e cuidando da Segurança e Saúde das pessoas. A Hidrelétrica de Itapebi, localizada na Bahia, passou pelo processo de recertificação, enquanto as UHEs de Corumbá (GO) e Dardanelos (MT) tiveram a realização da primeira manutenção.

Segundo a companhia, as certificações se referem ao escopo de Operação e Manutenção nas Normas – ISO 9001:2015-Sistema de Gestão de Qualidade, ISO 14001:2015-Sistema de Gestão Ambiental, e ISO 45001:2018-Sistema de Gestão de Segurança e Saúde do Trabalho. E complementou que as seis hidrelétricas da Neoenergia estão certificadas com o mesmo escopo ‘Operação e Manutenção de Usinas Hidrelétricas’. Isso reforça o compromisso em buscar constantemente a excelência operacional por meio da melhoria dos processos.

Vale ressaltar que cada Certificação ISO tem validade de três anos, por isso foi necessária a recertificação obtida agora pela UHE Itapebi, já que a primeira conquista aconteceu em 2017. Já as Usinas Hidrelétricas de Corumbá, localizada em Goiás, e Dardanelos, localizada em Mato Grosso, foram certificadas nas três normas em 2018 e 2019, respectivamente, e agora passaram pela manutenção do ciclo. Anualmente, o procedimento se repete, até que aconteça a recertificação após o prazo de três anos.

Conheça a seguir as três normas:

ISO 9001: padroniza os processos e o trabalho de forma a organizá-lo com planejamento, objetivos e indicadores, diminuindo a quantidade de erros e garantindo a qualidade orientada ao cliente. A definição dos processos evita que ocorram desperdícios, tanto de recursos humanos quanto de recursos materiais e tecnológicos. Possui ainda um foco no atendimento a legislação e ao desenvolvimento dos recursos humanos.

ISO 14001: especifica os requisitos de um Sistema de Gestão Ambiental que tem como objetivo aumentar o desempenho ambiental da organização, alcançando resultados e atendendo os requisitos legais. Esta Norma também permite a organização a desenvolver uma estrutura para a proteção do meio ambiente, formulando uma resposta rápida as constantes mudanças ambientais. Além disso, a energia gerada em uma hidrelétrica é renovável e auxilia no combate às mudanças climáticas.

ISO 45001: tem como objetivo proporcionar ambientes de trabalho seguros e saudáveis aos colaboradores, e reforça a importância de ações preventivas, mostrando que se pode ser mais efetivo e eficiente ao tomar medidas antecipadas, durante a abordagem de riscos e oportunidades.