A CEB Distribuição informou que após cerca de 12 horas com as comportas da Barragem do Paranoá com abertura de 90 cm cada, chegando a um total de 2,7 m de abertura total, foi possível controlar o nível do lago, reduzindo a cota de 1000,78 metros para 1000,60 metros. A companhia informou ainda que no início da manhã desta terça-feira, 23 de fevereiro, retornaram as comportas para abertura de 30 cm cada, com um total de 90 cm de abertura total.

A equipe técnica da CEB Geração segue monitorando a cota do Lago e estará pronta para atuar, caso o volume de águas represadas volte a subir para patamares acima do estipulado. E esclareceu que todas as ações de ampliação e redução da abertura das comportas foram coordenadas pela equipe técnica da CEB Geração, em conjunto com a Defesa Civil, mediante inspeções realizadas nas comunidades ribeirinhas a jusante da barragem, e visam atender às normas de controle da cota do Lago, determinadas pela Adasa.

A companhia destacou que as mensagens sonoras continuam sendo emitidas sempre que há uma alteração para maior na abertura das comportas, para alertar a população ribeirinha sobre os riscos a jusante da barragem. A Companhia pede que a população siga atenta, respeite os avisos e evite circular às margens do Rio, o que inclui a prática de pesca e banho no local.