Nextracker vai fornecer rastreadores solares para Elera Renováveis

Planta de 830 MW será a maior da América do Sul

A Nextracker anunciou que foi selecionada pela epecista Andrade Gutierrez e pela geradora Elera Renováveis (antiga Brookfield) para fornecer 830 MW por meio de sua tecnologia NX Horizon, para a Fase I do complexo solar de Janaúba (MG). Quando concluída, a planta será a maior da sua modalidade na América do Sul e está programada para entrar em operação no início de 2022.

De acordo com Patricio Pavez, Gerente Geral de Renováveis da Andrade Gutierrez, a Nextracker foi escolhida devido à sua engenharia de concepção, resiliência contra condições climáticas adversas, além dos ganhos comprovados obtidos com a sua solução bifacial, em última análise, o que levou a selecionar o rastreador solar NX Horizon. Para Beverly Martinez, vice-presidente Técnica da Elera Renováveis, a expectativa é de trabalhar junto com a Nextracker para consolidar a posição do Brasil como líder no setor de energia solar na América Latina.

Construído com qualidade e confiabilidade comprovadas em campo, o rastreador solar de eixo único NX Horizon é preferido em mais de 45 GW de projetos em todo o mundo e ajudará a Elera Renováveis a maximizar o desempenho da planta de Janaúba enquanto minimiza os seus custos operacionais. Desde o início do ciclo do projeto ao momento em que estiver totalmente operacional, o escritório regional da Nextracker no Brasil apoiará integralmente o projeto com serviços de consultoria de engenharia para construção e comissionamento, gerenciamento de ativos e serviços avançados de análise de dados para manutenção preventiva. As equipes de instalação se beneficiarão do programa de treinamento de instaladores PowerworX Academy da Nextracker para aprender as melhores práticas no local e no centro de treinamento da empresa em Sorocaba, estado de São Paulo.

Segundo Marco Garcia, Chief Commercial Officer e cofundador da Nextracker, a equipe local especializada da Nextracker em conjunto com o rastreador solar de última geração e as tecnologias de software da empresa deverão garantir que este projeto histórico tenha um pleno desempenho. A Nextracker é o fornecedor escolhido de tecnologia para sistema fotovoltaico e rastreador solar inteligente para algumas das maiores usinas de energia do mundo, como o Parque Solar Mohammed Bin Rashid Al Maktoum, de 1 GW, nos Emirados Árabes Unidos, a usina de 838 MW,  em Villanueva, no México e na Western Downs, uma instalação em Queensland, Austrália, de 460 MW.