Neoenergia finaliza 15 obras de distribuição na Bahia e RN

Objetivo da Coelba e Cosern é reforçar sistema elétrico das regiões

A Neoenergia anunciou a conclusão de 12 obras de novas subestações e linhas de distribuição na Bahia e três no Rio Grande do Norte. Entre os destaques está a energização da nova subestação Major Sales, que ampliou a oferta de energia para 35 mil clientes no oeste potiguar. Em 2020, a companhia aplicou R$ 3,3 bilhões no segmento, sendo R$ 2 bilhões para expansão de redes.

A SE beneficiará também a população de Tenente Ananias, Luís Gomes, Paraná e José da Penha, na região do Alto Oeste, importante economicamente para a agricultura da região. O empreendimento é atendido por uma linha de transmissão com tensão em 69 kV, com quatro quilômetros de extensão, quatro novos alimentadores e um transformador com capacidade instalada de 10/12,5 MVA.

Além do ativo, a Cosern finalizou as ampliações e melhorias nas subestações Eloi de Souza e Dom Marcolino, que como as outras 69 SEs da distribuidora são dotadas de equipamentos de alta tecnologia de automação, possibilitando a operação e o monitoramento on-line e à distância, controlado pelo Centro de Operação Integrada (COI) em Natal.

Por sua vez a Coelba concluiu obras de dez subestações: Anguera, Euclides da Cunha, Paripe, Ribeira do Pombal, Rio das Éguas, Rio do Meio, Rio Grande III, São Roque e Teixeira de Freitas, com melhorias e expansões de linhas de distribuição em 69 kV.