Chesf realiza primeiro leilão de Certificados de Energia Renovável

Certame acontecerá no próximo dia 26 de março

A Chesf realiza no próximo dia 26 de março seu primeiro leilão de certificados de energia renovável. Os proponentes poderão apresentar proposta de quantidade e preço respeitando o mínimo de 10.000 certificados.

De acordo com a Chesf, o leilão será possível porque a companhia obteve o registro na plataforma I-REC Standard, por intermédio do Instituto Totum, para os empreendimentos de fonte eólica Casa Nova II e Casa Nova III, localizados no município de Casa Nova, na Bahia, possibilitando a comercialização de certificados de energia renovável.

O REC (Renewable Energy Certificate, no português “Certificado de Energia Renovável”) é um certificado, cujo objetivo é comprovar que a energia adquirida daquela empresa provém de uma fonte renovável. A superintendência de Comercialização de Energia destacou que cada REC representa 1MWh de energia gerada e injetada no sistema interligado nacional a partir de uma fonte renovável.

O I-REC Service é um sistema global de rastreamento de atributos ambientais de energia projetado para facilitar a contabilidade confiável de carbono. O REC permite a todos os usuários de eletricidade fazer uma escolha consciente e baseada em evidências para a energia renovável, em qualquer país do mundo. Já o International REC Standard (I-REC) é um sistema global que possibilita o comércio de certificados de energia renovável.