A Cemig está desenvolvendo um projeto para otimizar a atuação dos operadores do Centro de Operação da Distribuição (COD) da companhia. Trata-se do Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento “0652: Plataforma hyper-vision de consciência situacional espaço-tempo integrada baseada em Inteligência Artificial para Operação da Distribuição”, também chamado de “COD do Futuro”. A iniciativa, proposta pela Cemig, é desenvolvida pela empresa de tecnologia Concert Technologies S.A., dentro do Programa de P&D regulado pela Aneel, que conta com investimento de cerca de R$ 5,8 milhões.

A concessionária informou que atualmente possui um único COD, que supervisiona e opera a maior rede de distribuição da América do Sul. São 410 subestações, mais de 17 mil km de linhas de distribuição e de 500 mil km de redes de distribuição operando em diversos níveis de tensão.

O objetivo central do projeto, segundo a distribuidora, é trabalhar o aumento da chamada “consciência situacional” dos operadores e engenheiros do sistema elétrico. Que consiste em estar ciente do que está acontecendo ao seu redor e compreender o que essas informações representam no presente e no futuro. O projeto constrói um ambiente capaz de atingir os objetivos pretendidos, por meio do desenvolvimento de módulos de inteligência capazes de processar dados oriundos dos diversos sistemas que constituem o ambiente da operação, transformando-os em informações que facilitem a compreensão do cenário de operação e a tomada de decisão.