EDP aplica mais de R$ 23 mi em nova subestação no litoral paulista

Empreendimento vai expandir em 24% a capacidade do sistema energético do município de São Sebastião, com previsão de energização para dezembro

Com investimento de mais de R$ 23 milhões, a EDP iniciou as obras da Estação de Transformação de Energia (ETD) Olaria, no município de São Sebastião (SP), prevendo benefícios diretos a 15 mil unidades consumidoras com a expansão do sistema energético local em 24%, passando dos atuais 123 MVA para 153 MVA.

Localizada no bairro que leva o mesmo nome da instalação, a subestação Olaria está em fase de construção e a previsão para sua finalização é dezembro deste ano. A obra visa a acompanhar o crescimento e desenvolvimento econômico da região nos próximos anos e também para conferir maior robustez e flexibilidade operacional a rede da região. Atualmente, a cidade litorânea conta com quatro SEs.

Totalmente digital, o novo empreendimento terá capacidade de 30 MVA, distribuídos entre seis alimentadores de média tensão. A unidade contará também com um sistema de acústica para evitar a propagação do som para o meio externo e dois transformadores com óleo vegetal, reforçando os princípios de mitigação do impacto ao meio ambiente. A supervisão, comando, controle e proteção serão operados e supervisionados de forma remota, via Centro de Operação Integrado (COI) da companhia.

Para conectar a ETD ao sistema da distribuidora, a empresa está construindo uma nova rede aérea de 2,8 km de extensão, com tecnologias de fiação compacta e protegida, mais resistentes a agentes externos como a vegetação, principal fator de interferência no sistema elétrico local. Neste percurso, serão implantados 29 postes e instalados cinco equipamentos de proteção e de manobras de carga.