A EDP está destinando mais R$ 4 milhões, em meio a segunda onda da pandemia de Covid-19, para iniciativas nos campos da saúde e do combate à fome, nos estados de São Paulo e Espírito Santo.

De acordo com a companhia, a primeira iniciativa é o apoio ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP) na contratação de profissionais de saúde que vão reforçar o atendimento aos pacientes com Covid-19. Para isso, a EDP uniu forças com o banco BTG Pactual, a Cosan e a Eurofarma para viabilizar a contratação de 386 profissionais, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e auxiliares de enfermagem. Esta doação possibilitará a abertura de 56 novos leitos de UTIs e 75 de enfermaria. A expectativa é que os novos profissionais, que terão a folha de pagamento custeada pelas quatro empresas, comecem a trabalhar no Hospital das Clínicas já nas próximas semanas.

Em outra frente, ainda no estado de São Paulo, a EDP está apoiando o Programa Alimento Solidário com a doação de 3400 cestas básicas. A entrega às famílias acontece no mês de abril. O programa é um benefício do Governo de São Paulo, que atende famílias em situação de extrema vulnerabilidade e inscritas no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais), com renda per capita de até R$ 89.

A EDP informou que também vai ser responsável, em conjunto com as empresas Suzano e Águia Branca, pela aquisição de 60 leitos para tratamento semi-intensivo em hospitais públicos do Espírito Santo. Além dos custos com a instalação, a Companhia fará a compra de todos os equipamentos, que ficarão sob propriedade do Governo. A iniciativa, coordenada pelo movimento empresarial Espírito Santo em Ação, destinará os leitos à Grande Vitória e à cidade de São Mateus.

As ações também continuam por meio do programa de Eficiência Energética. A EDP vai proporcionar economia no consumo de energia a hospitais da rede pública situado em sua área de concessão no estado de São Paulo. Serão oito unidades contempladas nas cidades de São José dos Campos, Jacareí, Lorena, Caraguatatuba, Suzano e Guarulhos, no Estado de São Paulo. Já no ano de 2020, a companhia finalizou projetos, também de eficiência energética, em três grandes hospitais do Espírito Santo, Dr. Jayme Santos Neves, na Serra; Evangélico, em Vila Velha; e no Madre Regina Protmann, em Santa Teresa.