UTE Humaitá recebe autorização para início de operação comercial

Aneel liberou ainda eólicas para operação em teste e restabeleceu operação comercial da UHE Neblina

A Agência Nacional de Energia Elétrica liberou as unidades geradoras UG1 a UG3, de 2,759 MW cada, UG4 a UG7, de 0,924 MW cada e UG8 a UG12, de 1,850 MW cada, totalizando 21,223 MW de capacidade instalada, da UTE Humaitá – VPTM. Localizada no município de Humaitá, estado do Amazonas, a usina é de titularidade da VP Flexgen (Brazil) SPE Ltda. O início da operação comercial será a partir de 8 de abril de 2021.

A Aneel também autorizou o início da operação em teste, a partir de 08 de abril de 2021, das UG2 e UG3, de 4,2 MW cada, totalizando 8,4 MW de capacidade instalada da usina EOL Campo Largo XIX. Localizada no município de Sento Sé, estado da Bahia, de titularidade da CLWP Eólica Parque XIX S.A. E também a UG4, de 5,1 MW de capacidade instalada, da EOL Serra da Babilônia B.. Localizada no município de Morro do Chapéu, estado da Bahia, de titularidade da Eólica SDB B S.A.

E por fim, a agência reguladora decidiu restabelecer, também a partir de 08 de abril de 2021, a operação comercial da unidade geradora UG4, da UHE Neblina. Localizada no rio Manhuaçu, município de Ipanema, estado de Minas Gerais, a usina é de titularidade da Cemig Geração Leste S. A.