A Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente de São Paulo firmou parceria com a Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, assinando o protocolo de intenções destinado à cooperação técnica para o desenvolvimento de ações voltadas à eficiência e gestão energéticas e sustentabilidade.

O documento assinado, através de evento realizado por meio de plataforma online, na última quarta feira, dia 07, prevê a parceria e conjunção dos esforços para o desenvolvimento e implementação de ações e projetos nas áreas de uso racional de energia, geração de energia renovável e sustentabilidade, gestão de energia, mobilidade elétrica, redes inteligentes e microrredes, etiquetagem de edifícios, mercados de energia e demais temas de transição tecnológica no setor elétrico, bem como promover a melhoria da gestão de energia no Estado de São Paulo, a formação e capacitação de recursos humanos especializados, e a prospecção de recursos e parceiros.

Para o o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, a assinatura desse protocolo é uma imensa conquista. E destacou que no setor de energia tem desenvolvido diversos trabalhos, como a descarbonização da matriz energética, a busca de novas matrizes menos poluidoras, de energias renováveis, da eficiência e uso racional dos recursos. Já o Reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, disse que a base para os avanços significativos que estão acontecendo na Unicamp é sem dúvidas fruto deste tipo de parceria.

O prazo de vigência do acordo é de 24 meses, com possibilidade de prorrogação, e não envolve transferência de recursos financeiros entre as partes.