Energisa utiliza helicóptero para inspeções na rede elétrica

Com investimento de R$ 180 mil, tecnologia garante mais agilidade ao processo

A Energisa está investindo em tecnologia para agilizar as inspeções em sua rede. Em Minas Gerais a distribuidora conta com equipamentos modernos e um helicóptero para inspeções visuais e termográficas aéreas nas linhas, garantindo maior rapidez.

A distribuidora informou que utiliza equipamentos de alta tecnologia, com uma câmera de alta resolução acoplada ao helicóptero, sendo assim, é possível identificar desde o estágio inicial até os locais onde ações corretivas devem ser realizadas de forma programada. A câmera capta as imagens e identifica vegetação na faixa, pontos quentes em conexões, isoladores trincados, cabos partidos. As informações são enviadas para as equipes, garantindo a realização dos serviços nos locais certos e com agilidade requerida. O maior ganho da inspeção aérea é a verificação rápida do estado das linhas, que podem colocar o sistema em risco.

Segundo a concessionária, dentro do planejamento estratégico de investimento na rede, no mês de março, foram inspecionados aproximadamente 580 km de linhas de transmissão, que interligam as subestações da área de concessão da Energisa em Minas Gerais, um investimento de cerca de R$ 180 mil.