Engie assina contrato de Iluminação Pública com Prefeitura de Petrolina

Contrato prevê redução da metade do consumo com a troca de 37 mil luminárias pela tecnologia LED e instalação de um Centro de Controle Operacional

A Engie Brasil assinou um contrato de 20 anos com a Prefeitura de Petrolina (PE) para Parcerias Público-Privadas (PPP) de Iluminação Pública, estruturado com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES). A companhia passará a operar o parque de iluminação da cidade, com o compromisso de substituir 37 mil luminárias por equipamentos de LED em um período de 12 meses, beneficiando cerca de 350 mil pessoas.

Além da ação de modernização, a empresa vai implantar um Centro de Controle Operacional e sistemas de gestão nas principais vias públicas do município, com o objetivo de economizar pelo menos 50% da energia consumida pela iluminação pública do município. O recrutamento de mão de obra local será priorizado e tem como meta ter uma base na região para prover soluções para outras cidades que devem passar por processos de PPPs.

Eficiência Energética – A companhia também anunciou que irá implantar sistemas inteligentes de operação e monitoramento remoto para iluminação de realce e destaque das vias públicas mais importantes da cidade e investir em um projeto envolvendo monumentos e pontos turísticos de Petrolina, às margens do rio São Francisco.

A Engie opera cerca de 400 mil pontos de luz no Brasil, em cidades como Florianópolis, Joinville, Blumenau e Santos, além da PPP de Uberlândia, já em fase de implantação. No mundo, o total é de 1,5 milhão de pontos.

“Para nós a iluminação pública representa uma porta de entrada ao desenvolvimento de cidades inteligentes no Brasil. Isso porque a infraestrutura dedicada por meio de um contrato de PPP pode servir de base para agregar serviços inteligentes”, comentou Leonardo Serpa, diretor-presidente da área de soluções da companhia.