Mais do que tendência, a incorporação de recursos digitais é uma realidade em diversos segmentos da indústria e da infraestrutura. Tem sido constante o desenvolvimento de soluções que contribuem para a agilidade dos processos, para a maior produtividade e para o aumento de eficiência energética. O podcast “Acelerando a transformação digital”, produzido pela Siemens, coloca especialistas para falar sobre esse tema, trazendo exemplos reais de como a digitalização está efetivamente transformando esses segmentos.

A segunda temporada do podcast já foi lançada, e terá um novo episódio disponibilizado por semana. Dedicados a temas específicos, todos abordam novos projetos, tecnologias disruptivas e tendências de mercado, sempre de maneira clara e informal. Além de especialistas da Siemens, o programa conta com a participação de profissionais do mercado que compartilham suas experiências e suas visões sobre as novas tecnologias e seus benefícios.

Para analisar os novos sistemas e tendências na distribuição de energia, o episódio “Geração Distribuída e Microrredes” traz temas como a incorporação de fontes renováveis na geração de energia e o uso de tecnologia para mitigar riscos, como o da intermitência. Participam do episódio Marco Antônio Navarro Jr, desenvolvedor de negócios da área de Digital Grids, e José Ricardo Gonçalves da Silva, especialista de Digital Grids, ambos da Siemens.

“Rumos da Energia Solar” no Brasil avalia a expansão da energia fotovoltaica no País e as soluções para Siemens para esse mercado. O debate sobre o tema envolve David Taff, diretor de investimentos na América Latina, e Ricardo Nakamura, gerente de Future Grids, ambos da Siemens.

Outro tema de extrema relevância para a infraestrutura brasileira – o saneamento – é o assunto principal do episódio “Os desafios e oportunidades do Saneamento no Brasil”, no qual os especialistas analisam o panorama atual do fornecimento de água tratada no País e de que forma os recursos tecnológicos podem contribuir para endereçar esse gargalo. Para falar sobre o tema, foram convidados Giovanino Di Niro, Head de Process Automation da área de Digital Industries, e Valdeir Soares, Desenvolvedor de Negócios da área de Energy Distribution System, ambos da Siemens.

Eficiência e redução de custos 

Um dos principais desafios para grandes consumidores de energia, como é o caso das indústrias, é dispor de soluções que assegurem a redução do custo de energia, sem comprometer o fornecimento para atividades essenciais. O episódio “Armazenamento de energia e o case da mineradora brasileira” apresenta uma solução inovadora para empresas desse tipo, mostrando um projeto já ativo em uma companhia do setor de Mineração. Para este episódio, foram convidados Fábio Koga, Diretor Executivo da área de Sistemas de Distribuição de Energia da Siemens, e Luciano Guará, Gerente de Projetos da MicroPower Comerc no Brasil.

Na lista dos maiores desafios para a indústria brasileira também está a rastreabilidade dos produtos, principalmente em face das exigências cada vez mais rigorosas para os setores de exportação. O episódio “Gestão de Ativos: rastreabilidade e monitoramento por meio do Blockchain” mostra como a tecnologia já é capaz de reformar a qualidade e elevar o valor agregado de alimentos no mercado. A discussão reúne Marcelo Suzuki, Head Global do Centro de Competência para a Cadeia da Proteína Animal da Siemens, e Eric Luque, Chief Technology Officer e especialista em blockchain da empresa Ecotrace Solutions.

O sexto episódio da segunda temporada analisa outro tema de importância crescente no ambiente empresarial – a segurança de dados. Denominado “Os desafios da Cibersegurança na transformação digital das empresas”, ele discute a importância da proteção de dados pelas companhias diante da crescente digitalização, inclusive na operação das empresas. Os convidados são Paulo Antunes, Gerente de Aplicações Digitais, e Márcio Santos, Consultor Técnico de Digitalização e Cybersecurity, ambos da Siemens.

“O lançamento da segunda temporada foi uma iniciativa natural dentro das inovações constantes que a digitalização impõe ao mercado, pois a Siemens lidera esse movimento com suas soluções inteligentes. A partir de novos cases e tendências de mercado, vamos mostrar como a transformação digital tem impactado o mundo dos negócios e a sociedade como um todo”, afirma Pablo Fava, CEO da Siemens.

Cada episódio da segunda temporada do podcast “Acelerando a Transformação Digital” tem em média 20 minutos de duração. O conteúdo estará disponível nas principais plataformas de streaming de áudio (Spotify, Google e Apple Podcasts) e no canal da Siemens no YouTube (youtube.com/siemens).

(Nota da Redação: Conteúdo patrocinado produzido pela empresa)