A New Fortress Energy anunciou na última quinta-feira, 15 de abril, ter assinado um Memorando de Entendimento com uma subsidiária da Norsk Hydro para fornecer gás natural à refinaria Alunorte Alumina, no estado do Pará, por um período de 15 anos. O CEO da New Fortress Energy Wes Edens, se mostra animado com a parceria, satisfeito por ajudar a Hydro na transição da refinaria Alunorte para uma energia mais limpa e acessível

Segundo o executivo, a Hydro está convertendo o processo de calcinação e parte da geração de vapor da refinaria Alunorte Alumina de óleo combustível para gás natural, o que deve reduzir as emissões em aproximadamente 20%. Como parte do memorando, a NFE entregará à refinaria uma quantidade mínima de gás natural a partir do seu terminal de recebimento e regaseificação de GNL em Barcarena, no Pará. O acordo proposto está sujeito à documentação final e as partes trabalharão juntas para finalizar seus acordos comerciais.

O terminal de Barcarena está previsto para ser concluído e ficar pronto para fornecer gás natural em 2022. A refinaria será uma importante consumidora de gás no Pará e uma viabilizadora da instalação de GNL no estado. A disponibilidade de gás natural é importante para o desenvolvimento industrial da região e permitirá a substituição de combustíveis que emitem uma quantidade maior de gás carbônico pelo GNL, que tem menor impacto ambiental.

Para John Thuestad, vice-presidente executivo da área de negócios de Bauxita e Alumina da Hydro, a empresa está apoiando o uso de GNL e gás natural no Pará. Segundo ele, o acesso ao insumo possibilitará uma operação mais sustentável para a empresa, e permitirá também que outras indústrias e consumidores tenham acesso ao gás natural no estado. O projeto é parte da estratégia climática da empresa e de seu compromisso global de reduzir suas emissões de gases de efeito estufa em 30% até 2030.