A Copel finalizou o processo de enchimento do reservatório da pequena central hidrelétrica Bela Vista, instalada no rio Chopim, entre os municípios de Verê e São João, sudoeste paranaense. A obra de R$ 224 milhões envolve 29,8 MW entre quatro unidades geradora, para uma produção estimada a 100 mil pessoas.

O reservatório ocupa uma área de 266 hectares, sendo que 177 hectares já eram calha do rio e 89 hectares correspondem à área alagada. Ao redor de toda a represa, será mantida uma faixa de 100 metros de vegetação compondo a área de preservação permanente.

Parte da água já está vertendo por cima da barragem, conforme previsto em projeto. Agora os trabalhos concentram-se na conclusão da montagem dos equipamentos na casa de força da usina, que abriga os conjuntos de turbinas e geradores. Nas próximas semanas, serão realizados os testes pré-operacionais das turbinas.

Também estão em andamento as obras de instalação da linha de distribuição de 18 quilômetros em alta tensão, que vai levar a energia a ser gerada na PCH até a subestação Dois Vizinhos.

Nova ponte – Com a formação da represa, a travessia sobre o rio Chopim na área do reservatório deixou de ser feita por balsa, acontecendo agora pela nova ponte, construída também pela Copel, e que faz a integração entre os municípios de Verê e São João.