A EDP recebeu a licença ambiental de instalação e assinou a ordem de serviço para a construção da Subestação Ibiraçu, no Norte do Estado, nesta quinta-feira, 22 de abril. A cerimônia, que seguiu todos os protocolos de segurança para o combate da Covid-19, foi realizada na Prefeitura de Ibiraçu, contou com a presença do prefeito do município, Diego Krentz, e do diretor da EDP, Fernando Saliba.

A nova subestação, que eleva a capacidade do sistema energético e beneficiará 21 mil habitantes dos municípios de Ibiraçu, João Neiva, Fundão e Aracruz, contará com um investimento de cerca de R$ 5 milhões e proporcionará a geração de 100 postos de trabalho diretos e indiretos durante as obras. A SE será erguida em uma área de 2,5 mil metros quadrados e está prevista para entrar em operação em 07 meses.

De acordo com a empresa, a SE contará com dois níveis de tensão (69/13,8 kV), um transformador de 6,7 MVA distribuídos em dois alimentadores de média tensão, trazendo maior confiabilidade e qualidade. A operação da subestação será telecomandada via Centro de Operação Integrado (COI). Totalmente digitalizadas, as unidades possuem sistemas de supervisão, comando, controle e proteção. Além disso, contam com vídeo-monitoramento para segurança, o que também permite aos operadores do COI visualizarem, de forma remota, as operações e serviços realizados nos equipamentos de alta tensão.