“O mercado está se normalizando, tanto no consumo quanto nas liquidações financeiras”, diz Altieri

Apesar das restrições da pandemia, setor produtivo se adaptou a essa nova realidade

O presidente do Conselho de Administração na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), Rui Altieri, afirmou durante o evento da Agenda Setorial 2021 que o mercado está mais resiliente e deve se normalizar em 2021 no aspecto do consumo e nas liquidações financeiras.

Apesar de o primeiro trimestre de 2020 ter sido pouco impactado pela pandemia, já se notava uma redução do consumo em relação ao ano de 2019. Entretanto, antes de finalizar o primeiro semestre, o setor dava sinais de recuperação. “O mercado está se normalizando, tanto no consumo quanto nas liquidações financeiras. A recuperação do consumo está se mantendo no primeiro trimestre deste ano em que já tivemos um crescimento de 4,3% em relação ao ano passado”.

O executivo ressaltou que o Brasil está acima do consumo dos três primeiros meses do ano de 2019 calcado pela recuperação do mercado livre. “O setor produtivo se adaptou a essa nova realidade”. Altieri disse também que a Câmara teve as melhores liquidações financeiras dos últimos 5 anos, abrindo um bom horizonte para 2021.

“No que diz respeito ao GSF, no mês de outubro, tínhamos R$ 10 bilhões represados em ações judiciais, a partir da publicação da Resolução Normativa da Aneel vários agentes se anteciparam. Entre novembro e janeiro R$ 4 bilhões foram antecipados espontaneamente”.