Engie lança produto para reduzir riscos de geradores com PLD Horário

Swap de Modulação diminui variações de preço horário ao trocar sua curva com perfil de geração por uma curva constante

A Engie lançou um novo produto voltado para geradores, o Swap de Modulação para Geradoras, que reduz as variações de preço horário ao trocar a curva com perfil de geração por uma curva constante.

O objetivo é que a solução ajude no gerenciamento de risco de exposições no Mercado de Curto Prazo, já que com a entrada em vigor do Preço de Liquidação das Diferenças, o PLD Horário, em janeiro de 2021, as geradoras ficam mais suscetíveis às variações de preço.

Funciona da seguinte forma: o gerador define uma curva de modulação desejada (em MWh), distribuída pelas 24 horas do dia. Pode ser definida uma curva de modulação específica para cada mês do ano, conforme perfil de geração do empreendimento. A Engie registra na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica CCEE em nome do gerador o mesmo volume total, porém distribuído de forma constante ao longo das 24 horas do dia.

Para o diretor de Comercialização de Energia da Engie, Gabriel Mann, o produto dá mais segurança de um hedge contra variações de preço horário. “Uma curva constante constitui um produto padronizado com maior liquidez para negociações no mercado. Além disso, acompanha melhor o perfil de consumo de consumidores industriais, que representam a maior parte do consumo hoje no mercado livre de energia”, diz.