Siemens Energy desenvolve solução para otimizar intervenções técnicas em equipamentos

Sistema escolhido por Furnas oferece gerenciamento de energia e eficiência energética, permitindo diagnóstico remoto do equipamento

A Siemens Energy desenvolveu um sistema de monitoramento do Banco de Capacitor Série (BCS), a fim de evitar paradas não programadas e antecipar falhas de equipamentos. Essa solução foi escolhida por Furnas para o projeto que consistiu na modernização do Banco de Capacitor Série da Subestação da Usina Hidrelétrica de Serra da Mesa de Furnas, localizada na Bacia do Alto Tocantins, em Goiás, por conta do seu grande diferencial de acompanhamento preditivo.

Uma das vantagens dessa tecnologia, é que ela garante a redução dos tempos de reparo e da frequência de manutenção corretiva, diminuindo paradas não programadas e aprimorando o prazo entre manutenções preventivas, aumentando a eficiência e disponibilidade dos equipamentos.

Segundo a Siemens Energy, a solução faz o diagnóstico em tempo real do equipamento instalado na Subestação da Usina Hidrelétrica, traçando prognósticos e estimativas de possíveis falhas. Adicionalmente, a localização e classificação dos possíveis distúrbios técnicos podem ser realizadas de qualquer navegador web da rede do cliente, consolidando uma importante etapa de digitalização do equipamento. A UHE de Serra da Mesa tem capacidade instalada de 1.275 MW e possui grande relevância no panorama energético brasileiro.