Atlas Renewable Energy obtém empréstimo do US$ 150 milhões para projeto solar

Empréstimo foi garantido pelo IDB Invest e pelo DNB Bank ASA

A Atlas Renewable Energy obteve um empréstimo de US$ 150 milhões do IDB Invest e do DNB Bank ASA (Noruega) para financiar a construção do projeto Lar do Sol – Casablanca, uma planta de energia solar de 359 MWp que fornecerá energia limpa para as operações da Anglo American em Minas Gerais.

A previsão é que a usina gere 805 GWh por ano. Esse contrato de compra de energia é, até o momento, o maior envolvendo um projeto de energia solar para fornecimento de energia limpa a um consumidor privado no Brasil e indexado em dólares americanos. A geração de energia de Casablanca será o equivalente ao fornecimento de energia para 390 mil casas por ano, de acordo com o consumo médio de uma família brasileira.

A usina solar de Lar do Sol – Casablanca faz parte da estratégia da Anglo American de usar 100% de energia renovável para suas operações no Brasil a partir de 2022 e está integrada ao seu Plano de Mineração Sustentável, que tem como meta reduzir 30% de sua emissão global de CO2 até 2030.

Todos os módulos solares fotovoltaicos que serão instalados no Lar do Sol-Casablanca utilizarão tecnologia bifacial, permitindo aumentar a performance do projeto.

“Esperamos continuar acelerando o potencial de energia renovável do mercado brasileiro de maneira sustentável, enquanto fornecemos as melhores soluções para os grandes consumidores de energia”, disse em nota o CEO da Atlas Renewable Energy, Carlos Barrera.