Parceria entre Enel e Governo de SP promove instalação de iluminação inteligente

Projeto desenvolvido na Ciclovia Novo Rio Pinheiros contempla a colocação de 130 pontos de iluminação LED

A Enel SP, a Enel X e o Governo do Estado de São Paulo entregaram na última sexta-feira, 7 de maio, a instalação do primeiro sistema de iluminação da Ciclovia Novo Rio Pinheiros. Foram colocados 130 pontos de iluminação inteligente no trecho da região da Vila Olímpia. A iniciativa faz parte de um plano mais amplo da Enel Brasil e do Governo de São Paulo para transformar o local na primeira ciclovia inteligente do País por meio de tecnologias inovadoras.

Segundo a Enel SP, a iniciativa integra o projeto Urban Futurability, que consiste em transformar a Vila Olímpia em um bairro digital e sustentável, onde foram investidos mais de R$ 125 milhões por meio de recurso de Pesquisa e Desenvolvimento da Aneel.

A distribuidora informou que após essa primeira fase, a companhia, juntamente com a Enel X e o Governo de São Paulo, pretendem estender esse sistema para mais 13 quilômetros da ciclovia. A Enel X, empresa de soluções energéticas da Enel Brasil, estuda implantar uma série de tecnologias de última geração no local, como wifi público, sensores e câmeras. Um outro projeto na área de Sustentabilidade é o investimento na instalação de 40 árvores solares em praças e espaços públicos. Trata-se de um equipamento com design semelhante a uma planta natural e que, por meio de filmes fotovoltaicos em suas “folhas”, capturam a energia solar e a convertem em eletricidade, podendo servir como fonte de iluminação e energia para carregamento via USB para celulares e tablets.