Neoenergia recupera 166,6 GWh no primeiro trimestre

Ações de inspeção, fiscalização e regularização de aproximadamente 24 mil clientes resultaram num volume de energia suficiente para abastecer mais de 970 mil clientes em um mês

Em ações de prevenção e combate a desvios na rede de energia, as distribuidoras da Neoenergia recuperaram cerca de 166,6 GWh de janeiro a março de 2021, volume suficiente para abastecer cerca de 976 mil clientes residenciais por mais de um mês.

Além da Coelba (BA), Celpe (PE), Cosern (RN) e Elektro (SP e MS), a Neoenergia Distribuição Brasília, que opera sob nova direção há 28 dias, retomou mais de 68% da média anual nos últimos cinco anos com a regularização de mais de mil consumidores e uso de soluções inovadoras, como analytics e sensores inteligentes, chegando a 6 GWh.

No primeiro trimestre, foram realizadas 136 mil inspeções, recuperando mais de 88 GWh nas outras quatro áreas de concessão, onde foram substituídos 115 mil medidores obsoletos ou com possíveis defeitos, uma das estratégias para prevenir irregularidades. Foram ao todo 23 mil clientes, sendo 71 de grande porte, o que resultou em mais de 25 GWh recuperados.

Iluminação pública

Outra frente de combate a desvios está no levantamento e a fiscalização de parques de iluminação pública em mais de 138 mil pontos, totalizando 35 GWh readquiridos, por meio de uma base de imagens via satélite e comparação com as informações de cadastro.

As distribuidoras conseguiram recuperar ainda 1,6 GWh em 36 ações com apoio policial. Vale lembrar que a companhia possui sensores inteligentes instalados em locais estratégicos, considerando estudos de alta complexidade e que permitem acompanhar o balanço energético da rede, indicando os locais mais propensos a fraudes, perdas e demais ocorrências.