A Aneel aceitou a solicitação da Enel Green Power e aprovou a operação comercial de dez aerogeradores do parque Ventos de Santa Ângela 16, somando 31,5 MW de potência instalada em Lagoa do Barro do Piauí (PI).

A Agência também autorizou a operação de uma turbina de 4,2 MW da eólica Serrote III, localizada no município de Trairi (CE), conforme despachos no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 19 de maio, incluindo a liberação de 33,8 MW eólicos para testes no Nordeste.

Com a decisão a Engie pode iniciar a testagem de quatro unidades geradoras das EOLs Campo Largo XX e XXII, totalizando 16,8 MW no município de Sento Sé (BA), assim como a Rio Energy pode trabalhar com uma unidade de 5,1 MW liberada em Morro do Chapéu (BA), na planta Serra da Babilônia D.

Completam o quadro a CPFL Renováveis, por meio de uma turbina de 3,5 MW da EOL Costa das Dunas, na cidade de Touros (RN), e a Casa dos Ventos, com o parque Ventos de Santa Martina 09, somando 8,4 MW nos municípios potiguares de Riachuelo e Ruy Barbosa.