Neoenergia instala radar inteligente na UHE Itapebi

Equipamento analítico integrado à Central de Segurança Unificada contribui na segurança e operação da usina e evita riscos de acidentes na comunidade

A Neoenergia instalou radares inteligentes e analíticos na hidrelétrica Itapebi (450 MW), localizada no rio Jequitinhonha, na divisa dos estados da Bahia e de Minas Gerais, com objetivo principal de proporcionar melhorias na segurança corporativa da usina, repercutindo em benefícios na operação e para a comunidade do entorno.

O investimento compreende à instalação de um radar posicionado no vertedouro da UHE– local onde é realizada a vazão da água excedente. O equipamento monitora tudo em um raio de 1 quilômetro, o que permite detectar situações que possam comprometer a segurança da operação e da população.

Pode ser observada a movimentação de embarcações em relação ao ativo e atividades que estejam sendo realizadas na água. Dessa forma, acidentes podem ser evitados na comunidade ao mesmo tempo em que protege o funcionamento do empreendimento.

O radar é integrado a uma câmera, o que permite o monitoramento contínuo, além da integração com a Central de Segurança Unificada de Segurança Corporativa (NSC – Neoenergia Security Center). O espaço, que está sendo implementado em Salvador (BA), já oferece cobertura operacional para Itapebi e será inaugurado ainda em 2021. No caso de intercorrências, a Central faz todo o acompanhamento e age para devidas intervenções, quando necessário.