Enel SP registra aumento no número de ocorrências com pipas na pandemia

Entre março de 2020 e fevereiro de 2021, foram registrados 13 desligamentos em linhas de alta tensão da distribuidora

A Enel Distribuição São Paulo registrou um aumento do número de ocorrências com pipas nas linhas de transmissão durante pandemia. Entre março de 2020 e fevereiro de 2021, foram registradas 13 ocorrências desta natureza. A título de comparação, em 2018 foram apenas quatro casos de interrupção e em 2019 foram cinco ocorrências.

Os dados da companhia apontam que o maior número de casos ocorreu entre os meses de março e junho do ano passado, período que coincidiu com o aumento do isolamento social por conta da pandemia do novo coronavírus e que a população passou mais tempo em casa.

A rede é equipada com dispositivos de proteção, que são capazes de identificar comportamentos anormais no sistema e atuam para garantir a integridade dos ativos e a segurança da população. Quando ocorre o desligamento de uma linha de transmissão, é necessário que equipes de campo percorram todo o trecho para identificar as causas da ocorrência e, só após eventuais reparos, é possível realizar o religamento para normalizar a operação do sistema.

Nos últimos meses, a companhia disse que vem registrando ocorrências desta natureza na cidade de São Paulo, São Bernardo do Campo e Embu das Artes. “As interrupções de energia, mesmo de curta duração, geram grandes transtornos aos clientes, impactando a atividade comercial e o dia da das pessoas, disse em nota Rosario Zaccaria, responsável pela área de Infraestrutura & Rede da Enel Distribuição São Paulo.