Irena e Siemens Energy firmam parceria para promover transição energética

Parceria envolve negócios com hidrogênio verde e troca de conhecimento em eletrificação renovável

A Agência Internacional de Energia Renovável assinou nesta terça-feira, 25 de maio, acordo de parceria com a Siemens Energy com o objetivo de promover a transição energética global. Com o acordo, as organizações fortalecerão a colaboração na aplicação de tecnologia para avançar e aprofundar a transição para energias renováveis em todo o mundo.

A colaboração se estende a uma variedade de oportunidades, como o desenvolvimento de negócios para o hidrogênio verde como um dos principais contribuintes para a descarbonização, promovendo esforços para descarbonizar indústrias mais difíceis como cimento, aço e petroquímica e facilitando o investimento do setor privado no setor de energias renováveis.

A Irena e a Siemens também trocarão conhecimento e experiência em eletrificação renovável, incluindo o desenvolvimento de roteiros que priorizam comunidades e regiões que atualmente carecem de acesso à energia moderna. De acordo com Fancesco La Camera, Diretor-Geral da Irena, as parcerias são a base dos esforços globais para atingir as metas de desenvolvimento sustentável e a chave para a rápida aceleração da transição energética. Segundo ele, a iniciativa público-privada é representativa de uma visão compartilhada para um futuro de energia de baixo carbono e de um compromisso conjunto com uma ação significativa.

Para Christian Bruch, CEO da Siemens Energy, a parceria potencializa e amplifica os pontos fortes das organizações para acelerar a transição energética. O executivo acredita que tecnologias inovadoras são a chave para combater as mudanças climáticas. Para Bruch, a transição energética é um desafio considerável que requer grandes mudanças, mas oferece um potencial significativo.