A Omega Energia anunciou a assinatura de acordo de fornecimento de longo prazo de energia com a Bayer, multinacional alemã que atua nas áreas de saúde e nutrição. O contrato, que terá duração de 10 anos, garante que a energia consumida pelas unidades de Uberlândia, Paracatu, Itaí, Campo Verde, Cachoeira Dourada, Petrolina, Paulínia e Belford Roxo da Bayer no Brasil seja de matriz 100% renovável.

O projeto de longo prazo com a Omega prevê o recebimento de energia eólica e solar de alta sustentabilidade. Essa energia limpa evitará a emissão de 100 mil toneladas de CO2 durante o período do contrato, que começará em 2024 e vai até 2033. Adicionalmente, a Bayer contabilizará o abatimento das emissões relacionadas à compra da energia propriamente dita, que será reportada de acordo com as especificações do GHG Protocol. A Bayer começou sua parceria com a Omega no início de 2021, com o fornecimento de energia renovável para as unidades de Paulínia (SP) e Petrolina (PE).

O acordo firmado entre as duas empresas viabiliza a construção de um novo parque pela Omega Desenvolvimento. O novo projeto, com localização a ser definida, será entregue até 2023. Fabiana Polido, Diretora Comercial da Omega Energia, comemora fazer parte desse novo passo de sustentabilidade da Bayer, que assim como a Omega, preza pela boa gestão dos critérios ESG e entende sua responsabilidade no processo de preservação ambiental global.

De acordo com Rogério Andrade, Vice-Presidente de Product Supply da Bayer para a América Latina, o acordo com a Omega é mais uma das importantes iniciativas que a empresa está implementando para atingir as metas de sustentabilidade, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. O executivo pretende que até 2030, a Bayer se torne uma empresa carbono neutro, reduzindo as emissões de poluentes em toda a sua cadeia de valor, além de reduzir o impacto ambiental dos produtos de proteção de culturas em 30%.