Italianas se unem para oferecer soluções de smart cities no Brasil

Acordo entre Enel X, Leonardo e Tim visa apoiar setores de segurança civil/pública e infraestrutura crítica com soluções para transporte, conectividade, iluminação, transformação digital e modelos de eficiência energética

Enel X, Leonardo e TIM, três importantes empresas italianas e globais nos setores de energia, mobilidade elétrica, tecnologias, conectividade e segurança cibernética, assinaram na última quarta-feira, 9 de junho, um Acordo de Intenções para oferecer soluções conjuntas a um modelo de cidades inteligentes para o Brasil.

Cada companhia desenvolverá e fornecerá capacidades fundamentais no âmbito de projetos comuns no campo de transporte, conectividade, transformação digital e energia, oferecendo soluções conjuntas para uma e-cidade conectada.

Além de contribuir de forma eficiente para trazer mais proteção, segurança e qualidade de vida aos cidadãos em suas atividades diárias, o objetivo da iniciativa é impulsionar tecnologias que permitam às cidades, indústrias e residências aumentarem a segurança, entregando produtos e serviços que impulsionem a expertise da indústria brasileira.

Parte do projeto é destinada a identificar possíveis cidades nas quais o desenvolvimento de projetos pode ser aplicado com a intenção de transformá-las em um “laboratório vivo” para as aplicações tecnológicas mais animadoras e promissoras que contribuam para o desenvolvimento sustentável na localidade.

O acordo ainda prevê uma gama completa de serviços eletrônicos oferecidos, como e-city, e-home, e-mobility, e-industries, além de serviços digitais financeiros e sistemas de energia e inteligência artificial, que serão aplicados para maior tranquilidade e segurança da população.

Entre as possíveis aplicações está a implantação de tecnologias de segurança aos cidadãos, com conectividade e integradas a uma série de sensores inteligentes, como os para medição do clima e nível de poluição, além de sistemas de recarga pública para veículos elétricos.

Para empresas e edifícios públicos, a parceria foca na disseminação do conceito de eficiência energética, por meio o desenvolvimento de soluções de engenharia, oferta de energia renovável em usinas de geração distribuída e uso de plataformas de monitoramento em tempo real para climatização.