Cepel lança versão demo do SAP Analytics Cloud do sistema DianE

O objetivo é dar suporte a decisões gerenciais, estratégicas e operacionais na manutenção de ativos de transmissão e geração

O Cepel lançou na última segunda-feira, 07 de junho, uma versão demo do SAP Analytics Cloud (SAC) do sistema DianE no portal oficial do SAC Eletrobras. Com o objetivo de dar suporte a decisões gerenciais, estratégicas e operacionais no que diz respeito à gestão da manutenção de ativos de transmissão e geração,o SAC DianE conta com quatro painéis dimensionados em parceria com as empresas Eletrobras.

O Cepel informou que o SAP Analytics Cloud é uma ferramenta de visualização de dados em nuvem do SAP que combina aspectos de visibilidade de dados, Business Intelligence (BI), planejamento e análise preditiva (classificação, regressão e séries temporais). O SAC permite fácil obtenção de dados de diversas fontes, como leitura direta do SAP ERP ou através da importação de dados externos, integrando-os através de ferramentas analíticas otimizadas para tratamento dos dados.

O Centro de Pesquisa ressaltou ainda que os novos dashboards do sistema DianE apresentam, de maneira centralizada, um conjunto de informações de indicadores e métricas, oferecendo uma interface mais amigável para o gerenciamento de prazos de ensaios preditivos, monitoramentos on-line, avisos da manutenção e estatísticas gerais dos ativos. Para o pesquisador do Cepel Christian Ducharme, gerente do projeto, além desta versão de demonstração, o Cepel implementou, em ambiente de produção, o SAC DianE para a engenharia de manutenção e operação da Eletronorte em março de 2021. “Após este primeiro trimestre em operação, temos aproximadamente 40 usuários cadastrados e mais de 500 acessos via web”, destacou.

Em fase de planejamento entre o Cepel e a Eletrobras, a evolução do SAC do DianE contemplará a integração entre as bases de dados do DianE e do SAP Business Warehouse (BW). Com esta evolução, será criada, de modo centralizado, uma fonte de dados única do DianE na Eletrobras para todas as empresas. O SAC de demonstração do Sistema DianE pode ser acessado por qualquer usuário do Cepel e das empresas Eletrobras, acessando aqui e utilizando seu próprio login de rede corporativa (domínio\login) e senha de rede.