Com investimento de R$ 3 bi, Enel Green Power inicia operação de parque eólico

Unidade Lagoa do Ventos, situada no Piauí, é composta por 230 turbinas eólicas e poderá gerar mais de 3,3 TWh

A Enel Green Power Brasil, subsidiária do Grupo Enel, deu início a operação comercial do parque eólico Lagoa dos Ventos. A construção da unidade de 716 MW, que contou com investimento de cerca de 3 bilhões de reais, está localizada nos municípios de Lagoa do Barro do Piauí, Queimada Nova e Dom Inocêncio, no estado do Piauí.

Segundo a companhia, o parque eólico Lagoa dos Ventos, que agora está em operação, é composto por 230 turbinas eólicas e será capaz de gerar mais de 3,3 TWh por ano, evitando a emissão de mais de 1,9 milhão de toneladas de CO2 na atmosfera. Da capacidade instalada total da planta, 510 MW foram conquistados pela Enel Green Power no leilão A-6, em dezembro de 2017, e estão apoiados por contratos de fornecimento de energia de 20 anos para um pool de distribuidoras que operam no mercado regulado, enquanto a produção dos 206 MW restantes será fornecida ao mercado livre para venda a clientes comerciais, alavancando a presença integrada da Enel no país.

A EGP informou que está utilizando uma variedade de ferramentas e métodos inovadores na construção do parque, como sensores de proximidade em máquinas para ampliar a segurança na construção; drones para levantamento topográfico; rastreamento inteligente de componentes de turbinas eólicas; plataformas digitais avançadas e soluções de software para monitorar e apoiar remotamente as atividades do local e comissionamento da planta, bem como uma ferramenta específica para otimização do cronograma de montagem dos geradores das turbinas.