Neoenergia comemora resultados em 100 dias de atuação no DF

Empresa aponta melhora em índices de qualidade e intensifica relacionamento com cliente

Em 100 dias de atuação para mais de 1,1 milhão de clientes, a Neoenergia Distribuição Brasília já mostra resultados na operação. Os investimentos na modernização do sistema elétrico já repercutem na qualidade do fornecimento. Em maio, a distribuidora conquistou mais um recorde histórico. O DEC alcançou a marca de 0,30 horas, o melhor já registrado na série histórica do mês. Além das melhorias operacionais, a empresa incorporou inovações no relacionamento com o cliente flexibilizando e ampliando a condições especiais de pagamentos.

A empresa colocou em operação em cinco regiões do DF sistemas de self-healing, tecnologia que isola um eventual defeito na rede e promove a recomposição automática do fornecimento. A inovação já está beneficiando mais de 36,5 mil habitantes no Recanto das Emas, Sobradinho, Taguatinga, Brazilândia e Lago Sul. Até o fim do ano, mais 20 sistemas serão instalados em diferentes localidades. A Neoenergia também iniciou a implantação de novos religadores de linha e o moderno sistema de Transferência Automática de Linhas. A tecnologia ainda inédita no Distrito Federal atua na alta tensão prevenindo impactos de ocorrências de maior abrangência.

Nos 100 primeiros dias, foram inspecionados aproximadamente mil quilômetros de linhas de transmissão, com vistoria em mais de cinco mil estruturas. Nesse mesmo período, as equipes de inspeção realizaram manutenção preventiva e ações de melhorias nas 41 subestações da área de concessão. A empresa mantém o compromisso de investir anualmente recursos superiores a R$ 200 milhões no sistema elétrico da capital federal.

As ações comerciais e de relacionamento com o cliente também tiveram destaque nos 100 dias de gestão. A empresa adotou condições diferenciadas de negociação e facilidades de pagamentos. Foram quase 50 mil faturas negociadas, número 40% superior à média anterior à mudança de controle acionário, com mais de 8,2 mil planos de parcelamento. Em uma ação proativa, a empresa realizou cadastro de mais de 15 mil famílias na Tarifa Social de Energia Elétrica, incrementando em 140% a quantidade de clientes inscritos no benefício que concede até 65% de desconto na conta de energia elétrica. O total de contemplados com a Tarifa Social no Distrito Federal saltou de 11,2 mil para 26,9 mil famílias. A distribuidora regularizou mais de 8 mil ligações clandestinas.

De acordo com o presidente da distribuidora os clientes estão percebendo menos interrupções no fornecimento e quando ocorrem, no geral, retornam com maior brevidade. Segundo ele, em curtíssimo prazo, já está se observando o resultado dos investimentos em manutenção, expansão e modernização da rede. Para o executivo, no momento da crise, a empresa permaneceu atenta às necessidades dos clientes, flexibilizamos quitação de dívidas e ampliando prazos para que se pudesse adequar a capacidade de pagamento ao orçamento doméstico.

No âmbito social, a empresa priorizou os trabalhos direcionados ao enfrentamento da Covid-19. Nesse sentido, a distribuidora realizou o mapeamento e a manutenção preventiva de 324 quilômetros das redes de energia que integram os 45 centros médico-hospitalares no DF e criou um canal exclusivo de atendimento para hospitais e unidades de saúde. Além disso, formalizou a doação de 15 refrigeradores científicos destinados ao Governo do Distrito Federal para armazenar as vacinas contra a Covid-19.

A Neoenergia Distribuição Brasília incorporou à frota 11 veículos elétricos. Os automóveis já estão atuando em serviços administrativos e operacionais da distribuidora. Com os primeiros carros elétricos, a frota da empresa reduz a utilização de aproximadamente 16 mil litros de combustível fóssil por ano e elimina, por ano, a emissão de mais de 27 toneladas de CO2. A distribuidora assumiu ainda o compromisso de incorporar cinco novos veículos elétricos por ano na frota.