Enel GO conclui SE Estrela D’Alva e nova linha de distribuição

Obras em parceria com o Governo de GO beneficiarão cerca de 230 mil clientes

A Enel e o Governo de Goiás entregaram um pacote de obras que tem por objetivo mudar o fornecimento de energia nas regiões do Entorno do Distrito Federal e do Nordeste Goiano. Ao todo, as 12 obras que contaram com R$ 312,7 milhões de investimentos, incluem construções, ampliações e modernizações de subestações, além da implantação de novas redes de média e alta tensão e um Centro Satélite.

A distribuidora informou durante a solenidade realizada na nova Subestação Estrela D’Alva, em Cidade Ocidental, que outras três obras serão realizadas na região, são elas: a construção de duas novas subestações, em Cristalina e Santo Antônio do Descoberto, e a construção da Linha de Distribuição Brasília Leste-Itiquira, uma demanda histórica da população.

De acordo com Enel, entre as obras entregues se destaca a construção do novo sistema de alta tensão de Cidade Ocidental, fruto de um investimento de R$ 56 milhões, que contempla a nova Subestação Estrela D’Alva e a nova Linha de Distribuição de Alta Tensão Pacaembu – Estrela D’Alva. A companhia ressaltou que somente com este sistema será possível beneficiar cerca de 230 mil clientes de Cidade Ocidental, Luziânia, Valparaíso de Goiás e Novo Gama.

Com potência instalada de 80 MVA, a SE Estrela D’Alva conta com dois transformadores que trabalham com no máximo 60% do seu carregamento total. Em caso de falha em um desses equipamentos, toda a carga pode ser transferida ao outro, garantindo o fornecimento de energia até que os reparos necessários sejam realizados. Para alimentar esta subestação, a companhia construiu a Linha de Distribuição de Alta Tensão Pacaembu – Estrela D’Alva, com 8 Km de extensão. Já para levar energia aos novos clientes e conectar a unidade às outras redes existentes, foram construídos 16 novos circuitos, que totalizam 88 Km de novas redes de média tensão.