Maio registra 14,3 GW de projetos solares com Despacho de Requerimento de Outorga

Levantamento foi feito pela consultoria Greener verificou ainda 2,6 GW de novas outorgas

A Greener verificou no mês de maio um total de 14,3 GW de novos Despachos de Requerimento de Outorga (DRO) emitidos e 2,6 GW de novas outorgas. A consultoria monitora os empreendimentos fotovoltaicos do Brasil mensalmente num tipo de mapeamento que possibilita a análise de informações das usinas solares de Geração Centralizada, desde as usinas com despacho de requerimento de outorga (DRO) até as usinas que já estão em operação.

Para participar de leilões de energia da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), os empreendedores precisam ter a DRO, que vai desde projetos iniciais até projetos mais desenvolvidos. O dashboard pode ser acessado no link aqui.

O levantamento considera todos os empreendimentos fotovoltaicos que realizaram o pedido de requerimento de outorga e que obtiveram a emitida pela Aneel. Maio foi o mês com maior número de DRO’s desde janeiro de 2020, quando o levantamento começou a ser feito, sendo que Minas Gerais, Bahia e Piauí lideram o ranking de estados com mais projetos.

A já manifestou preocupação com outorgas concedidas pelo órgão para implantação de parques solares, mas que não entram em construção.