Enel apoia projetos educativos e doa drones para prefeitura de Niterói

Investimento superior a R$ 1 milhão prevê espaços de aprendizado e eventos para cerca de 10 mil pessoas na cidade

A Enel Distribuição Rio anunciou que irá investir mais de R$ 1 milhão em projetos educativos em Niterói e doar dois drones de monitoramento aéreo para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente da cidade. A parceria faz parte de um acordo substitutivo fechado entre a distribuidora e a prefeitura do município, em decorrência de multa aplicada por suposta poda drástica em 2019.

As iniciativas irão se concentrar nas escolas da rede pública e envolverão a conscientização a comunidade escolar sobre consumo de energia, incentivando o uso eficiente de recursos naturais e contribuindo para a proteção do meio ambiente. Já os drones serão destinados ao monitoramento de encostas degradadas por erosão.

Um dos projetos previstos é o Enel Compartilha Energia nas Escolas, cujo objetivo é oferecer ferramentas para que os professores consolidem o aprendizado feito em sala com atividades atrativas e interativas, uma delas a “nave educacional”, unidade móvel adaptada e equipada com recursos audiovisuais, jogos e vídeos em realidade virtual em 3D, e que percorrerá o município ao longo do ano letivo, além de ações pontuais com conteúdo socioambiental focado em reciclagem e uso responsável de recursos naturais.

Já o Escolas Criativas  promove sessões de cinema, dança, música e teatro, além de oficinas para que os alunos da rede pública de ensino possam desenvolver novas habilidades e melhorar o seu desempenho escolar. A ideia é também fazer adaptações nas salas de aula, criando espaços lúdicos e transformando o conteúdo pedagógico.

Ambos projetos reforçam o programa Procel nas Escolas, projeto interdisciplinar do Ministério de Minas e Energia em parceria com o Ministério da Educação, fomentado pelo Programa de Eficiência Energética do Governo Federal.