A cidade de São Paulo recebeu sua primeira estação sustentável de trem, localizada na Vila Olímpia e concebida em uma parceria entre a Eletromidia e o Santander, que convocaram a elétrica EDP para instalar um sistema de aproveitamento solar para gerar 8500 kWh de energia limpa por mês.

Aproveitando o ambiente da estação, a companhia formatou uma solução que consiste em um gerador solar fotovoltaico conectado à rede da estação. Dessa forma, passa a produzir o equivalente a 40 residências com um consumo de 200kWh/mês. A instalação em telhado metálico ocupa uma área de cerca de 500 m² e tem capacidade de 102 MWh por ano.

O objetivo é contribuir para uma experiência mais agradável no caminho das pessoas que circulam no local. Para tanto estão previstos mais de 1.500 m² de área verde, o que diminuirá a temperatura dos ambientes, entre outros benefícios. Os jardins verticais serão irrigados por sistema que faz reuso da água de esgoto da própria estação através de wetlands (jardins filtrantes), com economia mensal de 150 mil litros.