CCEE e BBCE firmam acordo para troca de conhecimento e desenvolvimento

Iniciativa visa contribuir com a segurança e eficiência dos negócios do mercado físico de energia por meio de intercâmbio de expertise das instituições

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica e a BBCE, ecossistema dos negócios do mercado livre de energia, assinaram um memorando de entendimento com o objetivo de troca de conhecimento entre as duas instituições. O acordo prevê ações educacionais, compartilhamento de indicadores, além do desenvolvimento de novos produtos no futuro.

As companhias informaram que o acordo prevê que a CCEE atue, por exemplo, em capacitações junto aos colaboradores da BBCE, e vice-versa. Nesse sentido, estão previstas palestras para os times mergulharem em tópicos do mercado livre de energia. A parceria também proporciona o compartilhamento de serviços. Nesse sentido, a CCEE passará a ter acesso à Curva Forward BBCE, principal referência de preços do mercado de livre de energia e única ferramenta de gestão de riscos baseada em negócios reais. A solução é calculada com base nos negócios reais fechados em tela na plataforma da BBCE para o mercado físico, além de ofertas inseridas na plataforma, contribuidores de preço e negócios realizados bilateralmente e levados a registro por meio da funcionalidade Boleta Eletrônica.

Outra novidade é que a parceria pode contribuir para trazer mais eficiência e agilidade a processos que dependem do registro e ou do envio de informações à CCEE.

Para a CCEE, esse é um importante passo para que as organizações avaliem como podem se unir em prol do aprimoramento do mercado de energia, proporcionando eficiência e segurança aos agentes. E para a BBCE, são duas instituições nas quais energia é core, algo fundamental para o desenvolvimento sustentável desse mercado.