Neoenergia Brasília convoca empresas de telecom para regularizar fiação na rede

Ação vale para provedores com contrato de compartilhamento de infraestrutura e também para aqueles com instalação clandestina

A Neoenergia Distribuição Brasilia enviou carta convocando todas as empresas de telefonia, tv a cabo e internet que tem contrato de compartilhamento de infraestrutura com a empresa a fazer o ordenamento da fiação nos postes, observando as normas técnicas existentes.

A Neoenergia informou em nota nesta quinta-feira, 1º de julho, que provedores de internet com fiação instalada à revelia da distribuidora e fora dos padrões técnicos de segurança poderão procurar a empresa para regularizar seu cabeamento. Instalações que permanecerem irregulares serão removidas.

Segundo a empresa, a operação é necessária para garantir que os fios de telecomunicações instalados nos postes não representem risco de segurança à comunidade e prejuízo ao fornecimento de energia elétrica. Os provedores desses serviços terão um prazo estipulado para fazerem as adequações.

O superintendente Técnico da distribuidora, Antônio Carlos Queiroz, explica que além da questão da segurança da população e da própria rede elétrica, a ação também reduzirá a poluição visual da ocupação desordenada nas cidades do Distrito Federal.

A operação será iniciada na região conhecida como Park Sul e será estendida a todas as regiões do DF nos próximos meses. A população pode usar o telefone 116 ou as redes sociais da empresa para informar sobre possíveis irregularidades em sua região.