A PSR anunciou Pedro Bittencourt como o mais novo membro de sua equipe. O profissional já está integrado ao time da consultoria e atuará na formatação de novos produtos digitais e na implementação da estratégia de inovação, incluindo ações em computação quântica e data analytics e machine learning, além de estratégias para otimizar e avaliar impactos comerciais e regulatórios de recursos energéticos distribuídos, como agregadores de flexibilidade, resposta pela demanda e microredes.

Pedro é engenheiro de controle e automação e mestre em engenharia mecânica e robótica, tendo atuado em variadas frentes na área de tecnologia. Iniciou a carreira em 2005 com o desenvolvimento de software e programação de sistemas embarcados nos laboratórios da PUC-Rio, antes de se envolver em projetos de gestão de risco, aprendizado de máquina, análise de dados para o mercado financeiro e administração pública e de energia elétrica.

Como cientista de dados atuou na Prefeitura do Rio integrando o Grupo Pensa, onde contribuiu para iniciativas de aprimoramento de políticas públicas em infraestrutura e mobilidade urbana com uso de machine learning. Participou também como pesquisador em projetos das universidades UFRJ, FGV-EMAP, e Massachusetts Institute of Technology (MIT) nos EUA.

Em 2015 Bittencourt fundou a startup de energytech GreenAnt, que desenvolve soluções para o uso eficiente de recursos energéticos através de algoritmos próprios. A empresa tem entre os clientes Ambev, AES, Telefônica, Raízen e Energisa e é reconhecida como pioneira na área no Brasil, com prêmios como Inovação Engie e EDP 2016, Open Innovation Contest NTT Japão 2020 e Top 5 Energytech 2020.