A Vivo inaugurou em Caruaru (PE) sua primeira usina de biogás na região Nordeste, sendo essa a segunda unidade neste modelo dedicada ao consumo energético da empresa no país. Construída e operada pelo Grupo Gera, a usina está instalada no aterro sanitário do município de Caruaru e tem capacidade de gerar 18.834 MWh ao ano, destinados a atender mais de 1.100 unidades consumidoras da empresa localizadas no estado, como lojas, sites e antenas.

Desde o ano passado a empresa de telecomunicações realiza a expansão do modelo de GD com as fontes solar, hídrica e de biogás para todo o Brasil. A iniciativa prevê a instalação de mais de 70 usinas operando em 23 estados, além do Distrito Federal. Com a entrada em operação da planta de Caruaru, são 17 ativos em funcionamento, com expectativa de que a maioria esteja pronta até o final de 2021.

O projeto da companhia responderá por mais de 80% do seu consumo em baixa tensão, atendendo mais de 28 mil unidades. Além de contribuir com o meio ambiente por ser renovável e de baixo impacto, a medida deve gerar uma economia anual importante nos gastos, com a Vivo produzindo cerca de 670 mil MWh/ano de energia, suficiente para abastecer toda demanda de uma cidade de até 300 mil habitantes.