GDSolar firma parceria com a Volkswagen Caminhões

Iniciativa vai fornecer soluções de energia solar para os caminhões elétricos viabilizando um ciclo sustentável de recarga veicular

A GDSolar participará do e-Consórcio desenvolvido pela Volkswagen Caminhões e Ônibus. Em conjunto com parceiros de peso mundial como Bosch, ABB e Siemens, a GDSolar será responsável pelas soluções de recarga dos caminhões elétricos da montadora, que vão circular pelo País com energia solar fornecida pelas suas usinas fotovoltaicas.

O VW e-Delivery, caminhão urbano leve movido a energia elétrica, passa a ser oferecido com um serviço inédito de consultoria e serviços que formam um ecossistema completo de mobilidade elétrica. Desenvolvidos, testados e fabricados no Brasil, os modelos e-Delivery com 11 e 14 toneladas de peso bruto total são o resultado de R$ 150 milhões em investimentos, o equivalente a mais de 400 mil quilômetros de testes e a dedicação integral de um time formado por 150 engenheiros e técnicos brasileiros.

Criado em 2019, o e-Consórcio segue o modelo do consórcio modular, que vai facilitar o acesso à tecnologia elétrica em veículos comerciais. O sistema prevê desde a montagem dos caminhões até a infraestrutura de recarga e gerenciamento do ciclo de vida das baterias da frota, incluindo seu descarte. Além de fornecer os caminhões elétricos, o e-Consórcio vai disponibilizar uma consultoria com equipes especializadas para orientar as empresas de logística e transporte sobre as melhores soluções para sua frota. O objetivo dos integrantes é viabilizar o equilíbrio financeiro da mobilidade elétrica de frotas comerciais no País. Ambev, Coca-Cola FEMSA Brasil e JBS são as primeiras a adquirir os caminhões elétricos da Volkswagen.