Enel Rio instala novo transformador na Subestação Barcelos

Com investimento de R$ 500 mil, distribuidora moderniza e dobra capacidade da SE em São João da Barra

A Enel Rio realizou no início de julho a substituição do transformador da Subestação Barcelos, unidade que atende parte da cidade de São João da Barra, no Norte Fluminense. A obra faz parte de um pacote de intervenções que tem como objetivo modernizar o sistema de distribuição da empresa em toda a sua área de concessão.

Com investimento de cerca de R$ 500 mil para melhoria da subestação Barcelos, a companhia substituiu um transformador de 3 MVA por um com potência de 5 MVA, permitindo assim que a subestação dobre a sua capacidade de distribuição de energia, para acompanhar o crescimento da demanda prevista para a região no longo prazo. A obra da SE Barcelos faz parte de um projeto de modernização dos transformadores das subestações da Enel Rio. Até o momento, já foram realizadas duas ações do projeto. No total, a distribuidora pretende modernizar 16 grandes equipamentos em subestações de toda a sua área de concessão.

A companhia informou que para evitar que os clientes de São João da Barra tivessem uma pausa no fornecimento durante a obra de substituição do transformador, a equipe técnica optou por fazer uma manobra utilizando suprimento de geração assistida. Foram utilizados 6 grupos de geradores de 500 KVA e um transformador móvel de 3 MVA, que possibilitaram o desligamento da rede sem causar a interrupção do fornecimento de energia da região. Essa solução evitou que cerca de 3.500 clientes tivessem uma pausa de cerca de 14 horas, tempo que levou a execução do serviço.