Eve e EDP assinam memorando para desenvolvimento da infraestrutura para o eVTOL

Essa parceria será desenvolvida por meio das equipes de Inovação da Eve e da EDP, em conjunto com sua unidade de investimento, EDP Ventures Brasil

A Eve Urban Air Mobility Solutions (Eve), empresa criada pela Embraer, assinou um Memorando de Entendimento com a EDP, para colaborar na área de Mobilidade Aérea Urbana (UAM). As duas companhias irão cooperar na pesquisa de modelos operacionais para soluções de infraestrutura de carregamento necessárias para permitir que aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL) comecem a operar.

Segundo a EDP, as empresas irão avaliar o desenvolvimento de uma infraestrutura energética de UAM viável após os resultados da análise. Alguns dos assuntos cobertos pela pesquisa colaborativa serão a evolução da tecnologia de baterias e sistemas de carregamento, gerenciamento de pontos de carregamento e sistemas de pagamento.

A EDP destacou que acredita que um futuro de baixo carbono passa necessariamente pelo desenvolvimento da mobilidade elétrica, seja ela terrestre ou aérea. É por isso que assinou esse memorando com a Eve, para estudar possíveis formas de participar e contribuir para esse futuro visionário dos eVTOLs. Para a Eve, a análise de energia e as soluções de infraestrutura são extremamente importantes para contribuir para a redução de carbono e garantir que estão cumprindo as metas do setor. Com isso, a colaboração com a EDP é um importante passo para o desenvolvimento da Eve enquanto trabalham para trazer nosso eVTOL de emissão zero ao mercado.

Essa parceria será desenvolvida por meio das equipes de Inovação da Eve e da EDP, em conjunto com sua unidade de investimento em capital de risco no Brasil, a EDP Ventures Brasil. As soluções a serem pesquisadas incluem a tecnologia e equipamentos para carregamento de eVTOLs em vertiportos, requisitos e disponibilidade de energia, infraestrutura em estações de carregamento, gestão de cargas e formatos de negócios, gestão e fornecimento de energia, logística de operação e integração com o sistema de gerenciamento e controle de voo.