Reivax passa a fornecer tecnologia para a Usina de Boundary Dam, nos EUA

Parceria firmada entre a RNA, filial canadense da multinacional brasileira, e a companhia Seattle City Light visa contribuir para a modernização da hidrelétrica

A Usina de Boundary Dam, uma das principais geradoras de energia convencional dos Estados Unidos, escolheu a Reivax Automação e Controle para modernizar a área de controle de tensão e excitação em sua planta de geração energética instalada no rio Pend Oreille, em Washington. O contrato foi celebrado entre a Reivax North America (RNA), filial da multinacional brasileira no Canadá, e a Seattle City Light, que administra a hidrelétrica e se destaca por ser a primeira empresa pública estadunidense a produzir energia livre de carbono.

Segundo o contrato entre as empresas, o acordo contempla a troca do antigo sistema de regulação de tensão usado na hidrelétrica e projeto, fabricação e comissionamento de um novo sistema de excitação estática para a unidade geradora 51 da Boundary Dam. No local, já foi instalado o RTX Power, um sistema de excitação mais moderno e com capacidade para controlar diferentes máquinas síncronas, como geradores ou motores. O objetivo do fornecimento do equipamento é contribuir para o processo de modernização da usina, que está sendo reformada e deve ter suas obras concluídas em 2022. A expectativa do projeto é melhorar o desempenho da produção de energia local.

De acordo com a RNA, o sistema digital de controle de excitação fornecida à Usina de Boundary Dam é composto por funções customizadas, um monitor colorido de 15 polegadas intuitivo e touch screen que permite uma operação simplificada e de fácil entendimento operacional. Isso permite integração e melhor custo-benefício dos sistemas de excitação e reguladores de velocidade nas áreas de produção, proporcionando ganho de desempenho à unidade geradora de energia. Hoje, a usina conta com capacidade instalada de 1.070 MW e produção de cerca de 3.789.000 MWh de energia anuais.