Expansão solar impulsiona soluções nacionais para gestão de ativos e O&M das usinas

Lactec emprega know-how tecnológico especializado para atender players do segmento

Se as projeções da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) se confirmarem, até 2026, mais 515 usinas fotovoltaicas de geração centralizada, somando 20 gigawatts (GW) em capacidade instalada, entrarão em operação comercial. Somente este ano, está previsto o acréscimo de 1,4 GW da fonte solar na matriz elétrica nacional – um aumento de 80% em relação a 2020, quando 793 megawatts (MW) passaram a operar comercialmente.

Assim como foi na expansão da geração eólica, a inserção da tecnologia fotovoltaica no Sistema Interligado Nacional (SIN), em maior escala, tem trazido desafios para a operação e manutenção das usinas. Esse cenário aponta para a necessidade de investimentos em soluções tecnológicas, adequadas à realidade do sistema elétrico brasileiro e às condições ambientais de cada região, para assegurar o melhor desempenho dos complexos fotovoltaicos.

Nesse período de “maturação” das tecnologias das grandes plantas de geração fotovoltaica no país, especialistas do Lactec – centro de tecnologia e inovação com alta expertise no setor elétrico – têm trabalhado em frentes de estudos e serviços tecnológicos (full service), que visam ao monitoramento de ativos, análises de falhas e análises estrutural e de integração dos componentes das usinas.

O Lactec tem se preocupado em ofertar soluções de engenharia de manutenção, envolvendo principalmente as áreas elétrica, mecânica e de materiais. De acordo com os especialistas da empresa, o monitoramento de grandezas mecânicas e elétricas permite um prognóstico da operação, que irá auxiliar no plano de manutenção da planta de geração, durante toda sua vida útil projetada.

O amplo know-how técnico do Lactec junto ao mercado de energia também capacita a empresa a oferecer serviços e consultorias de engenharia do proprietário, atendendo às demandas, desde a fase de projeto até a implantação e operação das usinas fotovoltaicas.

Outro diferencial que a empresa oferece aos empreendedores são os serviços na área de meio ambiente, como os estudos para os processos de licenciamento ambiental, monitoramento e gestão ambiental das plantas, além de serviços de estruturas civis para a implantação de plantas solares em terrenos acidentados.

Estudos elétricos

Um dos requisitos para operação dos complexos fotovoltaicos está relacionado ao atendimento à normatização do Operador Nacional do Sistema (ONS) para os estudos e medições de qualidade de energia elétrica (QEE) para a conexão desses empreendimentos à rede básica (NT 009/2016). A razão para estabelecer critérios mais rígidos leva em conta as características de intermitência da fonte solar e a forma de conexão das plantas à rede, que se dá por meio de inversores de frequência, que impactam a qualidade da energia.

O Lactec conta com um grupo de pesquisa na área de qualidade de energia elétrica com experiência na realização de estudos de QEE relacionados aos novos acessos à rede básica e em análises de desempenho harmônico. Também atua na realização de campanhas de medição de QEE e na realização de ensaios específicos como, por exemplo, para correção da não linearidade dos transformadores de potencial para fins de análise de harmônica.

Ainda na área elétrica, o Lactec atua em ensaios de comissionamento de sistemas de aterramento das usinas fotovoltaicas e de sistemas de proteção de descargas (SPDA). Esses ensaios servem para comprovar que os critérios de segurança da instalação projetados estão sendo atendidos, bem como para identificar eventuais falhas que podem comprometer a confiabilidade dessas instalações.

Estudos elétricos mais específicos relacionados com a falha de equipamentos e dispositivos em complexos fotovoltaicos também podem ser realizados no Lactec, com o suporte das áreas de eletrônica, compatibilidade eletromagnética, compatibilidade dielétrica, mecânica, materiais e dos laboratórios de alta tensão e de metrologia. Esses laboratórios dispõem de estrutura física apropriada e grande diversidade de instrumentos, com equipe multidisciplinar capacitada para análise de problemas em instalações.

Desenvolvimento Tecnológico

A necessidade de adequar as tecnologias de geração solar fotovoltaica às peculiaridades das diferentes regiões do Brasil, em termos de condições topográficas e ambientais (clima, vento, salinidade, poluição), que podem interferir no desempenho das plantas, abre espaço, também, para projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) – área na qual o Lactec detém vasta experiência e competência técnica.

O desenvolvimento tecnológico de dispositivos para a integração dos componentes das usinas – módulos fotovoltaicos e sistemas tracker – é um dos exemplos de pesquisa aplicada que pode favorecer o desempenho e eficiência energética das plantas.

Um dos projetos concluídos recentemente pelo Lactec possibilitou o desenvolvimento de um sistema fotovoltaico flutuante, que aproveita a área do reservatório de uma hidrelétrica para gerar energia limpa. A pesquisa envolveu o desenvolvimento de uma estrutura metálica com possibilidade de receber um sistema tracker, que permite o posicionamento dos módulos fotovoltaicos em um ângulo mais adequado, além de um sistema de ancoragem com ajuste automático para acompanhar as grandes variações de nível do lago.

Contratos Full Service

Os serviços do Lactec podem ser contratados de forma isolada ou em contratos Full Service, abrangendo soluções completas e integradas, que atendem às diversas demandas dos complexos fotovoltaicos. Esse modelo de contratação se reflete em maior agilidade e economicidade para os empreendedores, que podem contar com uma equipe multidisciplinar e altamente especializada, em tempo integral.

Confira alguns dos serviços do Lactec para UFVs:

  • Análise de falhas (elétricas/mecânicas/materiais)
  • Monitoramento de ativos
  • Medição da qualidade de energia
  • Ensaios em sistemas de aterramento
  • Ensaios em sistemas de proteção (SPDA)
  • Estudos ambientais para licenciamentos
  • Monitoramento e gestão ambiental

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: comercial@lactec.org.br.

(Nota da Redação: Conteúdo patrocinado produzido pela empresa)