Cepel e Isa Cteep firmam novos acordos na área tecnológica

Parceria estabelecida há mais de 15 anos visa impulsionar a inovação e a eficiência

O Cepel e a Isa Cteep acabam de firmar novos acordos para aplicação de tecnologia desenvolvida pelo Centro em diversas áreas de atuação da companhia.

De acordo com o Cepel, com as transformações que o setor elétrico passa e o papel cada vez mais exigente dos consumidores de energia, o momento é mesmo de investir na cooperação tecnológica para impulsionar a inovação e a eficiência. Para a Isa Cteep, a cooperação tecnológica e a articulação com importantes entidades, como o Cepel, são fundamentais para estratégia de negócio. E ressaltou que acreditam em alianças fortes e duradouras para alcançarem resultados de excelência.

Somente na área de automação, supervisão e controle, Cepel e Isa Cteep têm parceria estabelecida há mais de 15 anos. A empresa é usuária da plataforma SAGE em seus centros de controle principal e de retaguarda, além de em diversas subestações. Também utiliza o Sistema de Análise de Perturbações – SINAPE e o Concentrador de Dados Fasoriais SAGE-PDC. Recentemente, foi implantada a aplicação de Sequenciamento de Manobras do SAGE que é base dos processos de preparação de subestações (APRC) e de Apoio à Recomposição do Sistema (SIAPRE), além da possibilidade de aplicação em diversas manobras previstas nas instruções de operação.

A Isa Cteep manifestou interesse em conhecer melhor outras soluções Cepel, como o DianE, o SOMA e o IGS, voltadas, respectivamente, à gestão de ativos e à gestão empresarial. Todas já foram apresentadas à empresa e podem render acordos futuros, inclusive fora do país, já que a ISA é uma companhia multilatina.