A energia eólica no Nordeste registrou mais um recorde de geração média na última quinta-feira, 22 de julho, sendo capaz de atender toda demanda da região no dia. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) identificou a marca inédita de 11.399 MW médios, montante suficiente para atender a 102% da carga do Nordeste durante o dia inteiro pela primeira vez.

O recorde anterior do tipo, segundo o Operador, foi identificado em 21 de julho, quando foram gerados 11.094MW médios. De acordo com dados do ONS, a energia eólica hoje representa 10,7% da matriz elétrica brasileira e a expectativa é que chegue ao fim do ano atingindo 11,2%.

Elbia Gannoum, presidente da ABEEólica, declarou que estamos passando pelo período de “Safra dos Ventos’, época do ano de maior geração eólica e que vai até novembro. Ainda de acordo com a executiva, durante essa época é possível esperar novos recordes, no entanto, esse dia foi especial, pois foi capaz de atender toda uma região do País durante um dia completo, o que é um feito inédito.