Enel e Governo de SP entregam segunda fase da iluminação inteligente em ciclovia

Projeto contempla a instalação de mais 260 pontos de iluminação LED inteligente em um trecho adicional de 6,5 quilômetros da ciclovia Novo Rio Pinheiros

A Enel SP, a Enel X e o Governo do Estado de São Paulo entregaram a segunda fase do sistema de iluminação da Ciclovia Novo Rio Pinheiros, no último sábado, 31 de julho. Foram adicionados 260 pontos de iluminação inteligente no trecho entre a ponte do Jaguaré e a Cidade Jardim, zona sul da capital paulista, totalizando 6,5 km de extensão nesta segunda etapa.

A iniciativa faz parte de um plano mais amplo da Enel Brasil e do Governo de São Paulo para transformar o local na primeira ciclovia inteligente do País por meio de tecnologias inovadoras. De acordo com a companhia, a nova entrega se junta aos 130 pontos de iluminação instalados em um trecho de cerca de 3,5 km na primeira etapa do projeto, concluída no início de maio deste ano. Ao todo, foram instalados cerca de 390 pontos de iluminação LED, ao longo de 10 km de extensão, sendo parte do projeto dotada com a tecnologia de Smart Lighting, que permite o gerenciamento do sistema de forma remota.

A Enel X pretende ainda implantar uma série de tecnologias de cidades inteligentes de última geração no local, como wifi público, sensores e câmeras. A implantação do sistema de iluminação pública, além de trazer mais segurança aos ciclistas que frequentam o local, irá possibilitar a ampliação do horário de funcionamento da ciclovia para o período noturno.

A iniciativa da ciclovia inteligente integra o projeto Urban Futurability, ação da Enel que está transformando a Vila Olímpia, também na zona sul da capital, em um bairro digital e sustentável. Nesta região, a Enel Distribuição São Paulo está investindo R$ 127 milhões em mais de 40 projetos, financiados com recursos de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).