O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico autorizou ações adicionais para preservar a água dos reservatórios das usinas hidrelétricas e garantir o suprimento de energia elétrica aos consumidores do Sistema Interligado. As medidas aprovadas na reunião mensal desta quarta-feira, 4 de agosto, tratam de flexibilizações na operação dos reservatórios de grandes usinas e da ampliação na oferta de energia de fontes fósseis.

Além de manter a geração termelétrica fora da ordem de mérito e da importação de energia elétrica da Argentina e do Uruguai, o CMSE autorizou o Operador Nacional do Sistema Elétrico a flexibilizar a operação para ampliar o intercâmbio de energia entre os subsistemas e aproveitar os excedentes energéticos regionais.

O ONS e a Empresa de Pesquisa Energética farão um estudo sobre as condições de atendimento ao SIN na transição do período seco para o período úmido em 2021 e para o ano de 2022. No mês passado foram registradas novamente as piores afluências para o SIN no período de setembro a julho em 91 anos de histórico, com valores próximos de 54% da Média de Longo.

Os reservatórios fecharam julho com armazenamentos equivalentes de 25,97% no Sudeste/Centro-Oeste, de 47,87% no Sul, de 54,81% no Nordeste e de 79,11% Norte. Para agosto são esperados níveis equivalentes a 21,4% (SE/CO), 25,6% (S), 49,0%(NE) e 74,1%(N) da energia armazenada máxima.

A Agência Nacional de Energia Elétrica também deverá apresentar estudo com uma proposta para incentivar os consumidores regulados a reduzir o consumo de energia de forma voluntária, como foi feito com o programa de resposta de demanda para grandes consumidores.

Entre as determinações do CMSE está a realização de estudos para determinar a permanência de flexibilizações hidráulicas nas hidrelétricas Jupiá e Porto Primavera no próximo período úmido, entre dezembro de 2021 e abril de 2022, e também para a flexibilização temporária da regra de operação do rio São Francisco.

O comitê aprovou ainda as cotas mínimas das hidrelétricas Ilha Solteira e Três Irmãos para o final do mês de agosto e para o mês de setembro de 2021, e ações para ampliar o fornecimento de energia elétrica por meio de usinas termelétricas a óleo diesel e gás natural.

Em nota, o Ministério de Minas e Energia informou que um terceiro navio regaseificador ficará disponível no terminal de regaseificação de Pecém, no Ceará, para garantir o fornecimento de gás natural às usinas termelétricas instaladas no porto.

A reunião também tratou de medidas em andamento para manutenção do suprimento e escoamento de gás natural do pré-sal e da plataforma de Mexilhão, como a ampliação da capacidade do terminal de regaseificação da Baía de Guanabara de 20 milhões para 30 milhões de m³/dia.