A Neoenergia está reforçando a manutenção de sua rede de distribuição com veículos equipados com câmeras de termovisão que já percorreram mais de 100 mil quilômetros nos últimos dois anos. Os termovisores verificam a temperatura dos cabos, conexões e transformadores da rede elétrica, identificando pontos de alteração que podem requerer intervenção ou monitoramento antes que os problemas aconteçam.

Além dos veículos equipados com a tecnologia e as câmeras portáteis, a Neoenergia adquiriu recentemente drones acoplados aos termovisores, o que permite inspecionar locais de difícil acesso e obter imagens com mais detalhes. A tecnologia termográfica identifica a temperatura de cada objeto naquele momento. No caso do veículo com a câmera de termovisão, a rede é inspecionada à medida que o automóvel circula pelas ruas e avenidas. Dentro do veículo, o técnico visualiza tudo com um computador e duas telas. Uma mostra as imagens do local e a outra revela os pontos quentes.

De acordo com a companhia, a inspeção também pode ser feita a pé com as câmeras portáteis, em locais onde o carro não consegue chegar e, a partir de agora, as distribuidoras da Neoenergia contarão com os drones equipados com os termovisores. Assim, é possível se aproximar das estruturas mais altas da rede e obter imagens com detalhes, além de facilitar a inspeção em locais de difícil acesso. Os termovisores identificam exatamente onde está o problema, o que contribui no rendimento da equipe através do uso da tecnologia e a otimização da disponibilidade de energia para os clientes. Tudo é monitorado e interligado ao sistema de manutenção das distribuidoras. Assim, é possível gerar um relatório para acompanhar a periodicidade das intervenções.